Disney´s Animal Kingdom | Rafiki´s Planet Watch 21/11/2015

É uma área anexa à região da África, não é possível acessá-la a partir da Discovery Island, somente através do trem Wildlife Express Train cuja estação fica ao lado da trilha da Floresta Pangani. Esse trem é bem rústico e sua decoração é cheio de malas, bagagens e artigos de expedição, parece que estamos indo para o meio da floresta africana mesmo! O trem percorre cerca de 2 Km até chegar em Rafiki´s Planet Watch que é uma área dedicada à preservação e estudo dos animais. Aqui existem atividades educativas, exposições e laboratórios que podemos visitar e ver como estão sendo tratado os animais do parque. Aqui você também pode encontrar os personagens Chip ´n ´Dale e claro, o Rafiki (o macaco sábio do filme “O Rei Leão”) para fotos e autógrafos.

Para chegar até a Conservation Station você precisa estar na vila Hamabe da África

Para chegar até a Conservation Station você precisa estar na vila Hamabe da África

Wildlife Express Train - trem que leva o visitante até a área Conservation Station

Wildlife Express Train – trem que leva o visitante até a área Conservation Station

Para voltar à África, pegue novamente o trem em direção à vila Harambe. O percurso dura cerca de 7 minutos.

Essa região do parque reflete a preocupação e dedicação de Walt Disney com a preservação dos animais e tem o compromisso de cuidado com as espécies em extinção e pesquisas relacionadas ao tema. Além de proporcionar uma geral do trabalho nos bastidores do parque Disney´s Animal Kingdom.

Rafiki´s Planet Watch

Rafiki´s Planet Watch

Estamos vivendo um período crítico na biodiversidade com a diminuição drástica dos habitats naturais dos animais e consequente extinção de muitas espécies. Por exemplo, os conhecidos Gorilas das montanhas podem deixar de existir na próxima década pois existem muitos poucos (cerca de 800) animais vivendo nas florestas da África. Populações de Tigres Asiáticos e Rinocerontes de Java têm sofrido um declínio rápido devido à perda de habitats naturais. E isso vem acontecendo com muitos outros animais… O crescimento populacional, as expansões das plantações e o desmatamento das florestas fazem com que o habitat natural desses animais diminua cada vez mais. Consequentemente ocorre uma aproximação maior com o homem que acaba matando os bichos por eles invadirem terrenos domésticos, plantações, criações de gado, galinhas, etc… Isso sem contar com a caça de forma predatória.

Poucos sabem, mas a Disney mantém o WorldWide Conservation Fund, um pilar fundamental nos esforços da Disney para ajudar a proteger o planeta. Foi fundado em 1995 e tem o objetivo de fornecer apoio financeiro para os estudos da fauna, proteção dos habitats naturais ainda existentes, desenvolvimento de programas de conservação e educação à comunidade com temas relacionados. Além de proporcionar experiências educativas e divertidas que conectem as crianças e a natureza com intuito delas ajudarem a preservar o planeta quando adultas, uma forma de conscientização infantil estilo Disney!

Conservation

WorldWide Conservation Fund

A preocupação com o bem-estar dos animais é grande no parque. Você nota algumas diferenças do Animal Kingdom comparado aos outros parques da Disney. Ele geralmente fecha mais cedo que os outros; e quando fecha tarde, recolhe os animais para os bastidores mais cedo. Não há show de fogos e não é permitido usar canudos, tampas ou balões de plástico pois poderia machucar os animais. O canudo usado no Animal Kingdom é de papel.

Quer saber mais sobre o Fundo de Conservação da Disney, então acesse o link para o site oficial.

E voltando ao Rafiki´s Planet Watch, as atrações dessa área são:

Habitat Habit

Uma trilha com exposição dos macacos conhecidos como saguis cabeça-de-algodão, que estão seriamente ameaçados de extinção. É mais uma experiência com informações educativas sobre a necessidade de preservarmos esses animais e seus habitats naturais.

Habitat Habit!

Habitat Habit!

Habitat Habit!

Habitat Habit!

 

Conservation Station

Um local subdividido em várias áreas de cuidado para observarmos e aprendermos um pouco mais sobre algumas espécies de animais exóticos e em extinção.

 

 

 

 

Conservation Station

Conservation Station

Conservation Station

Conservation Station

Uma das experiências mais interessante é um consultório veterinário que mostra os animais em tratamento e o mais bacana é que podemos fazer perguntas e tirar dúvidas com os profissionais que estão atendendo os bichos devido a um sistema de comunicação.

Consultório Veterinário na área Conservation Station

Consultório Veterinário na área Conservation Station

Em outro espaço, separado por vidros, diversos tipos de anfíbios (rãs e sapos) e répteis (cobras, crocodilos, lagartos) ficam expostos para observação.

Conservation Station

Conservation Station

Conservation Station

Conservation Station

Song of the Rainforest é local onde podemos ouvir os sons da natureza e mensagens educativas sobre a preservação das florestas através de fones com áudio em 3D.

Nutrition Center é onde podemos ver a preparação de algumas refeições para os animais do parque.

Os funcionários especializados estão sempre dispostos a tirar dúvidas e fornecer informações sobre a “Ilha do Rafiki” e a preservação dos animais!

Affection Section

Aqui os visitantes, principalmente as crianças podem ter uma experiência maior com os animais. O espaço parece uma pequena fazendinha com alguns animais domésticos e seus filhotes. Tem cabras, cabrito, ovelhas, cordeiro, porcos, ihamas, bezerros, burrinhos.

As crianças podem conhecer, tocar, escovar, alimentar…tudo supervisionado pelos funcionários e guias do local. Antes e após a experiência, os visitantes precisam fazer a higiene das mãos. É uma atividade educativa bem divertida para as crianças e ajuda na conscientização sobre questões relacionadas aos animais.

Animal Kingdom

Animal Kingdom

Informações Adicionais

Parque Temático Disney´s Animal Kingdom

Endereço: 2901 Osceola Parkway Bay Lake, FL 32803, Estados Unidos
Horário de funcionamento: geralmente o parque abre às 9h00 e fecha em torno das 17h00 e 19h00. Os horários são alterados em função da época do ano. Para ter certeza, quando estiver programando sua viagem, sugiro consultar o calendário oficial do parque.

Site oficial do parque

Autor

Relacionados

Um comentário