Como surgiu o complexo Walt Disney World em Orlando 08/04/2015

Walt Disney queria ir além dos desenhos animados e filmes, sonhava com um local de entretenimento onde pudesse dar vida aos seus personagens, um lugar onde adultos e crianças pudessem se divertir juntos e visitar mundos diferentes em um mesmo dia, onde pudessem reviver o passado, desafiar o futuro e serem transportados para dentro dos contos de fadas e aventuras infanto juvenis. Foi assim que surgiu a Disneyland na Califórnia, um parque temático cheio de fantasia.

Walt Disney na Disneyland da Califórnia

 

A Disneyland foi o primeiro parque temático de Disney, inaugurado em 1955 na cidade de Anaheim, estado da Califórnia. O sucesso do parque foi tanto que logo Walt Disney começou a elaborar outros projetos junto ao parque, porém decepcionou-se quando percebeu que seus sonhos eram grandes demais para o terreno onde foi construído Disneyland. Foi quando começou a procurar um outro local para seus planos, encontrando na Florida o lugar perfeito para desenvolver seu grandioso projeto chamado “Disney World – o mundo de Disney”, também conhecido como o “Projeto X” ou ainda “Projeto Florida”

Como Walt sempre foi um visionário à frente de sua época, sua primeira ideia para as terras adquiridas na Florida foi construir uma cidade com conceitos futuristas, uma espécie de cidade-modelo totalmente planejada e cheia de inovações tecnológicas que serviria de exemplo para as outras cidades metropolitanas. Walt queria algo diferente da Disneyland, queria um local onde as pessoas pudessem não só  se divertir, mas morar também. Foi aí que surgiu o conceito EPCOT – Experimental Prototype Community of Tomorrow, o que traduzido significa Protótipo Experimental da Comunidade do Amanhã.

Esse vídeo mostra o próprio Walt Disney falando sobre o projeto EPCOT e seus planos para a Florida.

Junto com essa Comunidade do Amanhã, Walt imaginou uma área de entretenimento onde as crianças e seus familiares pudessem passar férias, nesse local, haveria ainda um Reino Mágico, um outro parque temático semelhante a Disneyland, só que maior e com algumas inovações. Foi assim que surgiu o projeto Disney World – O Mundo de Disney e o primeiro parque temático, o Magic Kingdom, também conhecido como Reino Mágico.

Walt Disney World

Walt Disney World

 

Magic Kingdom

Infelizmente Walter Elias Disney faleceu em 15 de dezembro de 1966 antes de ver seu sonho se tornar realidade, mas deixou sua ideologia às gerações futuras. Foi seu irmão e parceiro Roy Disney quem continuou seu projeto, inaugurando em 01 de outubro de 1971 o Disneyworld e o Magic Kingdom. Roy ainda prestou uma homenagem ao irmão, incluindo o nome “Walt” ao complexo que passou a ser chamado Walt Disney World, e fez uma placa comemorativa que está localizada até hoje na rua principal do Magic Kingdom e diz: “Walt Disney World Resort é um tributo à filosofia e à vida de Walter Elias Disney e ao talento, à dedicação e à lealdade de toda a organização Disney, que fez o sonho de Walt se tornar realidade. O Walt Disney World traz alegria, inspiração e novos conhecimentos para todos os que vão a esse lugar feliz…Um reino mágico onde os jovens da Terra, de todas as idades, podem rir, brincar e aprender juntos.”

Roy Disney na inauguração do Magic Kingdom

Na época o complexo compreendia além do parque Magic Kingdom, dois hotéis (Disney´s Contemporary Resort e Disney´s Polynesian Resort), o acampamento Disney´s Fort Wilderness Resort & Campground, três campos de golf e alguns barcos.

Dois meses depois da inauguração do complexo, em 20 de dezembro de 1971, morreu Roy Disney. Hoje no Magic Kingdom há uma estátua em tamanho real em homenagem a Walt Disney de mãos dadas com Mickey que fica localizada em frente ao Castelo da Cinderela, símbolo do parque. E outra estátua em homenagem a Roy Disney sentado num banco ao lado de Minnie, localizada na Main Street.

Estátua de Walt Disney com Mickey em frente ao Cinderella´s Castle

 

Estátua de Roy Disney ao lado de Minnie

 

O complexo Walt Disney World Resort  está localizado no sul do estado da Florida, na cidade de Lake Buena Vista, próximo a Kissimmee e a 32 km a sudoeste de Orlando.

 

Quer saber mais informações e curiosidades sobre “O Lugar Mais Feliz da Terra”, então acompanhe nosso blog! Temos muitas dicas sobre os parques e cada atração desse enorme complexo de entretenimento.

 

Informações adicionais
Walt Disney World
Endereço: 1675 N Buena Vista Dr Lake Buena Vista, FL 32830.
Site oficial da empresa.

Autor

Relacionados

Um comentário