Epcot – O Parque Futurista de Walt Disney 13/04/2015

Epcot foi o projeto mais sonhado por Walt Disney e o que estimulou a criação do Walt Disney World na Florida! O projeto se transformou em um grande parque temático que atrai visitantes de todo o mundo.

Epcot foi o segundo parque inaugurado do complexo Walt Disney World e sua tradução significa “Protótipo Experimental da Comunidade do Amanhã”.

Geosfera prateada - Símbolo do Epcot

Geosfera prateada – Símbolo do Epcot

 

Um pouco da História do Epcot

O sucesso da Disneyland na Califórnia foi tanto que logo Walt Disney começou a elaborar outros projetos junto ao parque. Em seus planos, EPCOT seria uma cidade com conceitos futuristas, uma espécie de cidade-modelo totalmente planejada e cheia de inovações tecnológicas que serviria de exemplo para as outras cidades metropolitanas. Quando percebeu que seus sonhos eram grandes demais para o terreno onde foi construído Disneyland, começou a procurar um outro local, encontrando na Florida o lugar perfeito para desenvolver seu grandioso projeto chamado “Disney World – o mundo de Disney”, também conhecido como o “Projeto X” ou ainda “Projeto Florida”.

Walt sempre foi um visionário à frente de sua época e queria algo diferente da Disneyland, queria um local onde as pessoas não só pudessem se divertir, mas morar também. Foi aí que surgiu o conceito EPCOT – Experimental Prototype Community of Tomorrow, o que traduzido significa Protótipo Experimental da Comunidade do Amanhã.

Walt Disney e o Projeto Epcot

Walt Disney e o Projeto Epcot

Walt Disney e o projeto Epcot

Walt Disney e o projeto Epcot

Como o terreno adquirido para a construção da Disneyland na Califórnia ficou pequeno, Walt encontrou na Florida o local ideal para a construção do seu novo projeto.

Walt Disney e o projeto Florida

Walt Disney e o projeto Florida

Junto com essa Comunidade do Amanhã, Walt imaginou uma área de entretenimento onde as crianças e seus famíliares pudessem passar férias, nesse local, haveria ainda um Reino Mágico, um outro parque temático semelhante a Disneyland, só que maior e com algumas inovações. Infelizmente Walt faleceu em dezembro de 1966 antes de concretizar seu sonho. Seu irmão Roy Disney deu continuidade à construção do Walt Disney World e inaugurou o Magic Kingdom em 01 de outubro de 1971. Naquele mesmo ano, dois meses depois, Roy Disney  também faleceu.

Walt Disney World

*Nesse outro post, contamos a história do Walt Disney World com mais detalhes!

**Nesse vídeo o próprio Walt Disney fala sobre o conceito EPCOT e apresenta o grandioso projeto:

Os dez anos posteriores a inauguração do Walt Disney World (1971 – 1981) foi um período sem inovações nos parques, consequentemente houve uma diminuição significativa de visitas para a Disneyland e o Magic Kingdom. Paralelo a isso, os filmes Disney também já não faziam tanto sucesso. Foi então que a Walt Disney Productions entrou em uma importante crise e para tentar reverter a situação decidiram reestruturar o conceito do EPCOT, mas não como uma cidade como Walt havia planejado. O projeto inicial foi totalmente modificado, surgindo os pavilhões do Epcot com temas futuristas e cheio de inovações tecnológicas – o que hoje é o Future World.

Paralelo ao Epcot, a companhia desenvolvia um outro projeto, que seria implantado no estacionamento do Magic Kingdom, uma espécie de “Feira Cultural Internacional” (que hoje é o World Showcase). Porém, como a Disney estava num período de estagnação ficou complicado conseguir patrocínio para os dois projetos. As empresas patrocinadoras estavam divididas entre as duas ideias, sem contar com a incerteza de que seriam projetos de sucesso. A solução encontrada pela Disney foi unir os pavilhões com a Feira Cultural e criar o EPCOT CENTER, um novo parque temático de proporções mundiais localizado dentro do Walt Disney World que foi inaugurado em 1º de Outubro de 1982. Um parque dedicado às inovações tecnológicas (Future World) e a cultura internacional (World Showcase).

O Parque

O parque é enorme, foi construído em uma área inicial de 121,4 hectares dentro do complexo Walt Disney World e hoje possui 305 hectares, o dobro do tamanho do Magic Kingdom. Está localizado em Lake Buena Vista, uma cidade bem próxima ao centro de Orlando. Em 1993 houve uma alteração no nome do parque que passou a ser chamado apenas Epcot.

O Epcot está dividido em duas grandes áreas: Future World (Mundo do Futuro) e World Showcase (Feira Cultural Mundial)

Epcot - Walt Disney World

Epcot – Walt Disney World

Na inauguração o parque continha seis pavilhões (Spaceship Earth, The Land, Journey Into Imagination, Universe of Energy, CommuniCore e World of Motion) e nove países representados na World Showcase (México, China, Alemanhã, Itália, Estados Unidos, Japão, França, Reino Unido e Canadá). Em 1993 houve uma alteração no nome do parque que passou a ser chamado apenas Epcot. Depois foi acrescentado ao World Showcase o pavilhão da Noruega e Marrocos.

Abaixo colocamos o mapa do parque. Dá para ter uma ideia do tamanho desse parque, por isso, sempre separe 1 dia inteiro de visita para ele!

Foto Divulgação – Mapa do Epcot

Future World

Logo na entrada do parque encontramos o Spaceship Earth, uma enorme geoesfera prateada que além de ser o símbolo do parque, possui em seu interior uma atração que é uma verdadeira viagem pelo desenvolvimento da humanidade e história da comunicação, desde a Idade da Pedra até a era do computador. Bem legal!

Entrada da atração Spaceship Earth

Entrada da atração Spaceship Earth

Atração Spaceship Earth

Atração Spaceship Earth

Atração Spaceship Earth

Atração Spaceship Earth

Em seguida conseguimos visualizar o conjunto de pavilhões que formam o Future World. Cada pavilhão possui uma atração principal com tema relacionado as conquistas da humanidade e permitem ao visitante aprender um pouco mais sobre a energia, a comunicação, o meio ambiente, a agricultura, o oceano, os meios de transporte e a exploração espacial. No meio dessa área há uma enorme fonte chamada Fountain of Nations (Fonte das Nações), onde foi colocado água trazida de rios e lagos de vários países. De tempos em tempos há um show com os jatos de água que parecem dançar ao som da música tocada. A noite fica ainda mais bonito pois a fonte é toda iluminada. Algo a mais para ser apreciado no Epcot.

Fountain of Nations ou  Fonte das Nações

Fountain of Nations ou Fonte das Nações

Fountain of Nations ou Fonte das Nações

Fountain of Nations ou Fonte das Nações

No mapa do parque podemos observamos que os pavilhões e atrações principais do Future World estão divididos da seguinte maneira:

Future World West (Oeste)
– The Seas with Nemo & Friends;
– The Land (Soarin, Living with the Land, The Circle of Life);
– Imagination (Journey Into Imagination with Figment, Capition EO);
– Innoventions West;
– Epcot Character Spot

Future World East (leste)
– Spaceship Earth;
– Universe of Energy (Ellen´s Energy Adventure);
– Mission: SPACE;
– Test Track;
– Innoventions East

Foto Divulgação: Mapa do Future World e suas atrações

The Seas with Nemo & Friends

The Seas with Nemo & Friends

Imagination (Journey Into Imagination with Figment)

Imagination (Journey Into Imagination with Figment)

 

 

Monorail e pavilhão The Land à direita

Monorail e pavilhão The Land à direita

Foto com personagens no Epcot Character Spot

Foto com personagens no Epcot Character Spot

Autógrafo dos personagens no Epcot Character Spot

Autógrafo dos personagens no Epcot Character Spot

Mission: SPACE

Mission: SPACE

Test Track

Test Track

Universe of Energy (Ellen´s Energy Adventure)

Universe of Energy (Ellen´s Energy Adventure)

Curiosidade sobre o Future World

Lembra da história contada no começo do post, onde dizia que a Walt Disney Productions não conseguia patrocínio para os dois projetos e que resolveram juntar o Future World com o World Showcase…então cada pavilhão para ser construído foi patrocinado por uma grande empresa, ajudando na manutenção da atração por um determinado período. Por exemplo: o Universe of Energy era patrocinado pela Exxon de 1982 a 2004 e a The Land era patrocinada pela Kraft de 1982 a 1993 e pela Nestlé de 1993 a 2009. Com o passar dos anos, as mudanças foram acontecendo e algumas atrações fecharam, outras foram renovadas, assim como as empresas patrocinadoras.

Hoje se reparamos nos pavilhões conseguimos ver qual é a empresa patrocinadora e que ajuda a manter as atrações do parque:

  • Spaceship Earth – atualmente patrocinada pela Siemens, que além da atração também patrocina o show noturno IllumiNations Reflections on Earth;
  • Mission Space – atualmente patrocinada pela HP (Hewlett-Packard);
  • Test Track –  é atualmente patrocinado pela Chevrolet;

* Tem também os pavilhões Innoventions East e West que possuem atrações menores e algumas outras espalhadas pelo parque são patrocinados por varias empresas como a Coca-Cola, a IBM, Raytheon, entre outros. Ex.: você já deve ter ouvido falar que no Epcot tem um lugar onde você consegue provar refrigerantes da Coca-Cola de vários países de graça, então a empresa mantém o Club Cool que fica perto da Fonte das Nações.

 

World Showcase

O World Showcase é uma viagem pelo mundo e para nós a melhor parte do parque!

Ao redor do grande lago do Epcot (World Showcase Lagoon), em uma extensão de quase dois quilômetros, estão distribuídos onze pavilhões representados por onze países de diferentes continentes (Americas, Europa, Asia e Africa). Em cada pavilhão podemos vivenciar um pouco da cultura de cada país através de apresentações e shows. Além disso podemos apreciar as réplicas de alguns monumentos turísticos, a arquitetura local, a culinária e as lojas com produtos típicos.

World Showcase

World Showcase

World Showcase Lagoon

World Showcase Lagoon

World Showcase Lagoon e sua extensão de quase dois quilômetros!

World Showcase Lagoon e sua extensão de quase dois quilômetros!

Os onze países representados são (sentido horário): México, Noruega, China, Alemanhã, Itália, Estados Unidos, Japão, Marrocos, França, Reino Unido e Canadá. Apenas Marrocos e Noruega não estavam presentes na inauguração do parque, sendo acrescentados em 1984 e 1986 respectivamente.

Foto Divulgação: Mapa do World Showcase

Os onze pavilhões do World Showcase

World Showcase - México

World Showcase – México

World Showcase - Noruega

World Showcase – Noruega

World Showcase – Noruega

 

World Showcase - China

World Showcase – China

World Showcase - Alemanhã

World Showcase – Alemanhã

 

World Showcase – Itália

Anderson todo feliz com seu Passaporte Italiano!!!

Anderson todo feliz com seu Passaporte Italiano!!!

World Showcase - Estados Unidos

World Showcase – Estados Unidos

American Gardens Theatre – onde ocorre alguns shows e a celebração de Natal Candlelight Processional

World Showcase - Japão

World Showcase – Japão

World Showcase - Marrocos

World Showcase – Marrocos

World Showcase - França

World Showcase – França

Até a Torre Eiffel de Paris está no pavilhão da França no Epcot!!!

Até a Torre Eiffel de Paris está no pavilhão da França no Epcot!!!

World Showcase - Reino Unido

World Showcase – Reino Unido

World Showcase - Canadá

World Showcase – Canadá

World Showcase - Canadá

World Showcase – Canadá

Illuminations: Reflections of Earth

É um show de fogos de artifício, laser, fontes de água, luzes e fogo que ocorre todas as noites no meio da grande lagoa do Epcot (World Showcase Lagoon) Esse show marca o encerramento do dia no parque. Foi apresentado pela primeira vez em 29 de janeiro de 1988 e ganhou sua atual versão em 1999.

Próximo ao horário de encerramento, as luzes do World Showcase são reduzidas para anunciar o espetáculo e algumas tochas são acesas ao redor da lagoa. O show é divido em 3 partes que fazem uma reflexão do nosso passado, presente e do desejo de um futuro melhor. O show começa em meio a chamas e muitos fogos de artifício, representando o nascimento da Terra, um efeito incrível sob as águas do World Showcase Lagoon. Logo após, um enorme globo surge no meio da lagoa iluminado por um luzes de laser. No globo é possível ver imagens de pessoas e lugares representando as conquistas da atualidade. O show continua com uma explosão de fogos de artifício e show de luzes anunciando a chegada de uma nova era. É então que o globo no meio da lagoa começa se abrir como uma flor de lótus, surgindo de dentro dele uma última tocha que ilumina toda a lagoa com mais de fogos de artifício, representando a esperança de um futuro próximo, de uma sociedade multiétnica convivendo em harmonia e atingindo a Paz na Terra.

O show é um espetáculo fantástico e emocionante, considerado por muitos o melhor show noturno da Walt Disney World. Pode ser visto em qualquer ponto ao redor da lagoa. Agora que você já conhece o significado do show, não vai perder a oportunidade de assisti-lo pessoalmente. Vale muito a pena ficar aguardando o encerramento do parque. E uma dica é procurar um lugar ao redor da lagoa com pelo menos 30 minutos de antecedência do início do show. OBS.: entre a França e o Reino Unido tem uma ponte, lá é o melhor lugar para assistir, vai por mim rsrs

Illuminations: Reflections of Earth

Illuminations: Reflections of Earth

Illuminations: Reflections of Earth

 

Illuminations: Reflections of Earth

Illuminations: Reflections of Earth

 

Illuminations: Reflections of Earth

Illuminations: Reflections of Earth

 

Illuminations: Reflections of Earth

 Alimentação

Espalhado pelo Epcot tem uma série de restaurantes, lanchonetes e quiosques para diversos tipos de alimentação, desde serviço de mesa até quiosque com snacks.

Lembrando que os restaurantes com serviço de mesa (Table Service) são aqueles onde o vocês são servidos por um garçom e podem pedir entrada, prato principal, sobremesa e bebida. Existe também o serviço de buffet onde vocês se servem a vontade por um valor fixo.

No parque há 18 restaurantes “Table Service” e a maioria deles estão no World Showcase. Já tivemos a oportunidade de experimentar alguns e podemos garantir que tem um melhor que o outro. A variedade é tanta que precisaríamos de 9 visitas, almoçando e jantando no World Showcase para provar todos os restaurantes de mesa.

O Epcot, assim como o Magic Kingdom também oferece um buffet de sobremesa onde podemos ver o show IllumiNations em um lugar especial! Já as refeições com personagens Disney, chamadas de “Character Dinig” estão presentes em dois dos restaurantes.

– Akershus Royal Banquet Hall (World Showcase – pavilhão da Noruega) *aqui tem refeição com as princesas Disney!

– Biergarten Restaurant (World Showcase – pavilhão da Alemanhã);

– Chefs de France (World Showcase – pavilhão da França);

– Coral Reef Restaurant (Future World);

– The Garden Grill (Future World) *aqui tem jantar com Tico e Teco, Mickey e Pluto!

– La Hacienda de San Angel (Future World – pavilhão do Mexico);

– La Cellier Steakhouse (Future World – pavilhão do Canadá);

– Monsieur Paul (World Showcase – pavilhão da França);

– Nine Dragons Restaurant (World Showcase – pavilhão da China);

– Restaurant Marrakesh (World Showcase – pavilhão do Marrocos);

– Rose & Crown Pub (World Showcase – pavilhão do Reino Unido);

– San Angel Inn Restaurant (World Showcase – pavilhão do Mexico);

– Spice Road Table (World Showcase – pavilhão do Marrocos);

– Teppan Edo Japão (World Showcase – pavilhão do Japão);

– Tokyo Dining (World Showcase – pavilhão do Japão);

– Tutto Gusto Wine Cellar (World Showcase – pavilhão da Itália);

– Tutto Italia Ristorante (World Showcase – pavilhão da Itália);

– Via Napoli Ristorante e Pizzeria (World Showcase – pavilhão da Itália);

*Candlelight Processional Dinner Package – é um pacote de refeição que dá direito a um lugar especial durante o evento de Natal Candlelight Processional!

*IllumiNations Processional Dessert Party – é um buffet de sobremesa que dá direito a um lugar especial para assistir ao show de encerramento do parque.

Akershus Royal Banquet Hall

Akershus Royal Banquet Hall - refeição com as Princesas da Disney

Akershus Royal Banquet Hall – refeição com as Princesas da Disney

 

Chefs de France

Chefs de France

Chefs de France

Coral Reef Restaurant

Coral Reef Restaurant

 

Coral Reef Restaurant

Coral Reef Restaurant

 

The Garden Grill

The Garden Grill

The Garden Grill - jantar com personagens

The Garden Grill – jantar com personagens

La Cellier Steakhouse

La Cellier Steakhouse

 Via Napoli Ristorante e Pizzeria

Via Napoli Ristorante e Pizzeria

 Via Napoli Ristorante e Pizzeria

Via Napoli Ristorante e Pizzeria

Além dos restaurantes “Table Service”, existem as lanchonetes e quiosques “Quick-Service”, com serviço de balcão espalhados pelo Future World e World Showcase do Epcot. Oferecem refeições mais rápidas com uma grande variedade de petiscos e bebidas. E a lista é bem grandinha…

– Block & Hans;

– Electra Umbrella;

– Fife & Drum Tavern;

– Fountain View;

– Funnel Cake;

– Gelati;

– Joy of Tea;

– Katsura Grill;

– Kringla Bakeri Og Kafe;

– La Cantina de San Angel;

– La Cava del Tequila;

– L´Artisan des Glaces;

– Les Halles Boulangerie & Patisserie;

– Libety Inn;

– Lotus Blossom Cafe;

– Promenade Refreshments;

– Refreshment Cool Post;

– Refreshment Port;

– Sommer Fest;

– Sunshine Seasons;

– Tangierine Cafe;

– Test Track Cool Wash;

– UK Beer Cart;

– Yorkshire County Fish Shop.

 

Fife & Drum Tavern

Fife & Drum Tavern

 

La Cantina de San Angel

La Cantina de San Angel

 

Sunshine Seasons uma das melhores opções para refeições Quick Service no parque!

Sunshine Seasons uma das melhores opções para refeições Quick Service no parque!

 

Sunshine Seasons - olha a quantidade de opções para refeições aqui!

Sunshine Seasons – olha a quantidade de opções para refeições aqui!

 

 Yorkshire County Fish Shop

Yorkshire County Fish Shop

 

Alguns Eventos Especiais do Epcot

 

Epcot International Flower & Garden Festival

Evento de flores e jardinagem que ocorre todos os anos no Epcot, durante a primavera, entre março e maio. O parque fica todo decorado com arranjos de flores diversas e muitas topiárias, uma espécie de planta que é usada para esculpir os personagens Disney que ficam espalhados pelo parque. É bem legal!

Epcot International Flower & Garden Festival - Foto Memory Maker

Epcot International Flower & Garden Festival – Foto Memory Maker

Epcot International Flower & Garden Festival

Epcot International Flower & Garden Festival

Epcot International Flower & Garden Festival

Epcot International Flower & Garden Festival

Epcot International Flower & Garden Festival

Epcot International Food & Wine Festival

Nesse evento, o parque se transforma em um verdadeiro paraíso gastronômico. Além das apresentações especiais de chefes famosos e músicas, há espalhado pelo parque mais de 30 quiosques internacionais para degustação de diversas culinárias. Ocorre geralmente entre setembro e novembro.

Holidays Around The World – Candlelight Processional

Uma celebração de Natal que ocorre todos os anos no Epcot, no pavilhão dos EUA, no American Gardens Theatre. O evento narra uma história de Natal acompanhado por uma orquestra e um coral. Ocorre em noites selecionadas entre novembro e dezembro. Para garantir um lugar você precisa chegar com bastante antecedência ou adquirir um dos pacotes especiais de refeição do evento, chamado Candlelight Processional Dinner Package. Você faz a reserva em um dos restaurantes participantes e tem um assento garantido no evento.

 

Informações adicionais

Parque Temático Epcot

Endereço: 200 Epcot Center Drive – Orlando, FL 32821

Horário de funcionamento: geralmente Future World das 9h00 às 21h00 e WorldShowcase das 11h00 às 9h00. Os horários podem ser alterados em função de alguns eventos. Para ter certeza, sugiro consultar o calendário oficial do parque nesse link.

Site oficial da empresa

Autor

Relacionados

Um comentário