Animal Kingdom | Ásia: Maharajah Jungle Trek 25/06/2016

A atração Maharajah Jungle Trek fica localizada na área da Ásia, na vila de Anandapur, uma réplica impressionante de vila asiática inspirada na Índia, Tailândia e Nepal. Para você entender melhor a história que há por traz da atração, sugiro que leia o post que descreve toda a região da Ásia nesse link!

 

Maharajah Jungle Trek

É uma atração pouco explorada pelos visitantes, mas muito bonita e interessante. Tem tudo a ver com o parque pois, mostra algumas espécies de animais que habitam a região do sudeste da Ásia.

Voltando a Anandapur….

Maharajah Jungle Trek é mais um ponto turístico na região para ser explorado. Aqui você faz um passeio pela reserva Anandapur Royal Forest, conhece a vegetação do sudeste Asiático, os animais locais e aprende muito sobre a importância de cada animal para a saúde do meio ambiente.

Anandapur Royal Forest

Anandapur Royal Forest

Reza a lenda que essa floresta desde tempos muito antigos, foi o local de caça dos marajás de Anandapur que gostavam de praticar a caça esportiva a tigres. Em 1544, o rei Bhima Disampati construiu um pavilhão de caça para sua realeza e convidados, transformando a floresta em uma Reserva particular. Um dia o rei foi morto em uma de suas caças! Os outros marajás que assumiram o poder, vendo o impacto negativo e desequilíbrio ambiental que esse tipo de atividade estava provocando, resolveram transformar o local em uma Reserva Natural onde animais e os visitantes podiam viver em harmonia!

Alguns dos animais que você encontra em Maharajah Jungle Trék

Alguns dos animais que você encontra em Maharajah Jungle Trék

Por muitos anos a colonização do Sudeste Asiático foi governada pelos europeus e somente em 1948, alguns anos após o final da segunda guerra mundial, o processo de descolonização aconteceu e a região tornou-se independente. Com isso, Anandapur Royal Florest passou a ser um santuário de preservação aos animais selvagens da região e aberta ao público.

Os moradores locais têm orgulho de sua floresta e compartilham seu amor pelos animais com os turistas! Hoje o local é chamado de Maharajah Jungle Trek, um dos pontos turísticos mais visitados de Anandapur.

Após a entrada da atração, não deixe de pegar o mapa e uma espécie de guia com a descrição dos animais que encontrarão pelo passeio.

Mapa da atração

Mapa da atração

Guia dos tipos de Animais presentes na atração

Guia dos tipos de Animais presentes na atração

Durante o passeio passamos por ruínas abandonadas, cascatas e podemos ver grande variedade de animais selvagens bem de perto.

Ao longo desse percurso, encontramos muitos “moradores” que servem de guia local e contam várias estórias e fatos interessantes de cada espécie de animal. Tigre asiático, morcegos-das-frutas, antílope-negro, dragão de Komodo, gibão-de-face- branca (primata), Tembadau, Cervo de Eld são alguns dos animais expostos para observação. Além disso tem o aviário com mais de 50 espécies de pássaros.

Os primeiros animais que avistamos em nossa visita foram os Dragões-de-Komodo, também conhecido como crocodilo-da-terra, são os maiores lagartos de todo planeta. Seu habitat natural principal é a ilha de Komodo na Indonéisia. São enormes, chegam a atingir 3 metros de comprimento e 100 quilos. Vivem cerca de 50 anos, são carnívoros e alimentam-se tanto de carne fresca ou carniça. Como não existe predadores naturais para os dragões-de-Komodo, sua espécie não está em extinção, mas é considerada vulnerável.

Dragões-de-Komodo

Dragões-de-Komodo

Dragões-de-Komodo

Dragões-de-Komodo

Depois foi a vez do Tapir-Malaio, um mamífero natural da Idonésia que é parente do Tapirus, conhecido popularmente como Anta. O Tapir-Malaio é maior que o Tapirus e tem metade do corpo de cor escura e outra metade de cor branca. Essa interessante coloração dupla é usada para camuflar-se entre as plantas e árvores contra predadores. Sua espécie está em conservação e a principal ameaça vem do homem devido ao desmatamento local para expansão da agricultura.

A área de observação dos morcegos é bem interessante! Eles ficam em um local fechado, uma casa bem rústica cheia de vidraças e, se você tem medo ou não quer vê-los, pode seguir a diante sem entrar nesse local de observação. São duas espécies as existentes em Anandapur: Morcego-Fruta-Rodrigues e Morcego Giant Flying Fox. Ambos se alimentam de frutas e esse último é conhecido como morcego-raposa-voadora e é o maior morcego do mundo!

Morcegos de verdade na atração Maharajah Jungle Trek

Morcegos de verdade na atração Maharajah Jungle Trek

É engraçado como parecem mesmo com raposas-voadoras. A maioria estão dormindo de cabeça para baixo e quando acordam é para comer as frutas e hortaliças que ficam em baldinhos pendurados perto deles. Algumas curiosidades ficam expostas no local, como seu interessante esqueleto e um quadro que explica a importância dos morcegos-das-frutas para espalhar as sementes e polinizar as flores das florestas tropicais.

O Morcego Giant Flying parece uma raposa voadora

O Morcego Giant Flying parece uma raposa voadora

Você sabia que quando parte de uma floresta é desmatada, o trabalho dos morcegos é essencial para o reflorestamento? À noite eles procuram árvores com frutas e com flores cheias de néctar, comem e vão espalhando as sementes em áreas distantes enquanto sobrevoam a floresta.

E essas sementes nessas áreas desmatadas tornam-se novas árvores. Isso significa que precisamos muito dos morcegos para manter a saúde do meio ambiente e consequentemente nossa qualidade de vida!

Morcegos-das-frutas e sua importância em espalhar as sementes e polinizar as flores das florestas tropicais.

Depois dos morcegos, é possível encontrar as ruínas dos locais de caça construídos pelo Rei Bhima Disampati. São construções antigas que estão em decomposição pela ação do tempo. Mais uma vez observamos como a Disney se preocupa com os detalhes para ambientação de suas atrações.

Ruínas abandonadas no passeio do Maharajah Jungle Trek

Essa área destina-se a observação dos fascinantes Tigres Asiáticos, conhecidos como Tigres de Bengala. Os felinos são geralmente animais solitários – ao contrário dos leões que vivem em grupos – e de hábitos noturnos. Infelizmente é uma das espécies mais ameaçadas de extinção e perderam mais de 90% do seu habitat natural devido a caça ilegal e conflitos para conquistas de terras. Hoje vivem no sudeste da Ásia.

Continuando nossa caminhada, passamos por outras áreas em ruínas onde podemos ver até os desenhos dos Reis que comandaram Anandapur em séculos passados, inclusive o rei caçador Bhima Disampati.

Ruínas abandonadas no passeio do Maharajah Jungle Trek

Os próximos animais que avistamos foram os Antílopes, belos e rápidos. Outra espécie que necessita de máxima proteção para não deixar de existir. Se alimentam de plantas e vivem na África e Ásia.

Depois conhecemos o Banteng, uma espécie de gado selvagem encontrado no sudeste da Ásia.

Mais adiante nos deparamos com um templo em ruínas e algumas pinturas nas paredes e esculturas, que mostram um pouco mais da história de Anandapur Royal Florest. As imagens explicam como foi o processo de harmonização entre a população e os animais da floresta.

Saindo do templo temos um grande aviário com diversas espécies de pássaros da região da Ásia. Aqui você também pode escolher entre ir adiante ou entrar no aviário (como na casa dos morcegos). O lugar é cheio de plantas, árvores, flores, tudo tão perfeito que não parece ser um aviário. Poderíamos passar horas tentando descobrir todas as espécies de pássaros que vivem aqui!

Após esse rico passeio, voltamos à vila de Anandapur!

O que podemos dizer é que vale muito a pena deixar um tempinho reservado para conhecer essa atração do parque. Como eu disse antes, tanto as diversas espécies de animais para conhecermos quanto o enredo da história por traz é fascinante.

E para finalizar nossa visita à Anandapur, está na hora de conhecermos a atração Flights of Wonder!

Animal Kingodm

 

Aqui estão as outras atrações da região da Ásia no Animal Kingdom:

Expedition Everest – Legend of the Forbidden Mountain

Kali River Rapids

Flights of Wonder

 

 

Informações Adicionais

Parque Temático Disney´s Animal Kingdom

Endereço: 2901 Osceola Parkway Bay Lake, FL 32803, Estados Unidos
Horário de funcionamento: geralmente o parque abre às 9h00 e fecha em torno das 17h00 e 19h00. Agora com as novas atrações noturnas, o parque está ficando aberto até mais tarde, fechando em torno das 22h00 ou 23h00. Os horários são alterados em função da época do ano. Para ter certeza, quando estiver programando sua viagem, sugiro consultar o calendário oficial do parque.

Site oficial do parque

Autor

Relacionados

Um comentário